Nelson Mota: maio 2011

RECEITA DE ARROZ DE CARANGUEJO


INGREDIENTES

3 xícaras de carne de caranguejo
2 cebolas médias picadas
3 dentes de alho amassados
2 tomates grandes sem sementes, picados
3 colheres (sopa) de extrato de tomate
Sal a gosto
3 colheres (sopa) de manteiga
2 1/2 xícaras de arroz limpo, lavado e escorrido
5 xícaras de água quente.


MODO DE PREPARO

Modo de preparo: Numa vasilha, coloque carne de caranguejo, tempere com cebola, alho, tomates, extrato de tomate e sal. Coloque manteiga em uma panela, aqueça em fogo alto, junte a mistura de caranguejo e refogue, mexendo de vez em quando, até o molho ficar espesso. Tire o refogado do fogo e reserve.
Em outra panela, coloque arroz, cubra com água, tempere com sal, misture, cozinhe em fogo alto até começar a secar, junte o refogado de carne de caranguejo, tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 5 minutos ou até o arroz ficar macio e terminar de secar.

CULINÁRIA MARANHENSE



A mistura de elementos afro-indígenas e portugueses tornou a culinária maranhense eclética, saborosa e colorida. O forte são os peixes, camarões, moluscos e mariscos que podem ser servidos das mais diversas formas. Enchovas, pescadas e taiobas frescas incrementam mais ainda o cardápio. Nas praias é indispensável à pescada em postas fritas, o caranguejo cozido e quebrado na hora ou na casquinha acompanhado de arroz de toucinho. Ummmm... Essa é a culinária dos meus conterrâneos, para alegrar essa parcela de boa-vistense, uma receita tipicamente maranhense.

COQ AU VIN (FRANGO AO VINHO)


INGREDIENTES:
·         1,8 kg de frango
·         Sal
·         Pimenta-do-reino
·         3 colheres de sopa de manteiga
·         100 g de bacon em cubos
·         4 cebolas pequenas cortadas em quatro
·         1 alho porro pequeno cortado em rodela finas
·         2 cenouras em rodelas grossas
·         3 dentes de alho amassados
·         1 folha de louro
·         1 colher de sopa de salsa picada
·         1 colher de café de tomilho
·         1 garrafa de vinho tinto
·         2 chávenas de chá de cogumelo
·         1 colher de sopa de farinha de trigo
·         1/2 chávenas de chá de conhaque
·         2 colheres de sopa de cheiro verde picado

MODO DE PREPARO
Corte o frango em pedaços de 5 cm e tempere com sal e pimenta. Leve ao lume brando a manteiga até que derreta. Aumente o lume, junte o frango e deixe dourar. Acrescente o bacon e frite bem até dourar, mexendo de vez em quando. Junte a cebola, o alho-porro e a cenoura. Misture bem. Acrescente o alho, louro, a salsa e o tomilho. Junte o vinho e deixe cozinhar em lume brando com a panela semi-destapada durante 30 minutos ou até que tudo esteja cozido e macio. Retire o frango e os legumes da panela.
Cozinhe o cogumelo no caldo. Retire-o e reserve. Junte a farinha ao caldo previamente dissolvido no conhaque e em lume brando, mexa até que a mistura ganhe corpo. Acrescente o frango, o cogumelo, os legumes e deixe aquecer bem. Sirva em seguida polvilhado com o cheiro verde.

CULINÁRIA FRANCESA

A culinária francesa é caracterizada por sua extrema diversidade. A comida francesa é considerada a de estilo mais elegante e refinado do mundo, e conhecida por seus estilos clássicos e provençais. Muitos dos maiores chefs do mundo são mestres da cozinha francesa. Ainda, as técnicas francesas de cozinhar tem sido a grande influência em quase toda a culinária ocidental, e quase todas as escolas culinárias usam a comida francesa como base para todas as outras cozinhas ocidentais.
 Hoje vou escrever uma receita que aprecio muito da culinária francesa, fiz no último dia 15 de maio de 11  ela é especial, para meus amigos que gosta de uma mesa farta e saborosa...


RISOTO DE CARNE SECA COM ABÓBORA




INGREDIENTES

  • 01 copo tipo americano de arroz arbóreo (próprio para risoto)
  • 01 tablete de caldo de carne
  • 01 tablete de caldo de legumes
  • 300 ml de creme de leite fresco
  • 200 g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada (temperada a gosto)
  • 100 g  de abóbora
  • 01 cebola ralada
  • 02 dentes de alho triturados
  • 100 g de Queijo Qualho ralado
  • Queijo Parmesão a gosto
  • 01 colher de café de Azeite de Dendê
  • 10 colheres de sopa de Manteiga de Garrafa

MODO DE PREPARO

 Abóbora - Cozinhar a Abóbora picada em pedaços no caldo de legumes com 02 copos americanos de água, até obter uma consistência mole. Deixar reduzir a água a 1/3 do volume.

Risoto - Colocar a Cebola ralada e o Alho triturado para dourar com a manteiga de garrafa (cuidado para não torrar o alho).

Quando a cebola ficar transparente, colocar a quantidade de arroz indicada e misturar tudo.

Deixar o Arroz fritar um pouquinho e jogar o caldo de carne (misturado em 02 copos americanos de água) já quente. Abaixar o fogo e esperar reduzir. Quando reduzir a água, a sensação é que temos uma camada de gelatina sobre o arroz.

Neste momento, incorpora-se a carne seca desfiada, a Abóbora, 01 colher de café de Azeite de Dendê e mexe-se tudo até a mistura parecer homogênea.

Acrescentar o Creme de Leite Fresco e o queijo qualho ralado.

Mexer até o momento que reduzir e ganhar aspecto de risoto. Tomar muito cuidado, pois pegará no fundo da panela (em razão do queijo e do creme de leite). Neste momento, desligar o fogo, fechar a panela e aguardar 05 minutos.

Transferir para um outro recipiente, Salpicar Parmesão ralado, decorar com Coentro ou Salsinha e uma pimenta Dedo de Moça.

Servir Imediatamente.